Números 11.24-30 - Domingo de Pentecostes - 04.06.2017

Caderno de Cultos 2017

04/06/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia (ou boa noite) a todos. É festa de Pentecostes, é dia de celebrar a graça inclusiva de Deus que através do envio do Espírito, nos presenteia com a possibilidade de ser, todos seus interlocutores. Toda a comunidade é convocada para a tarefa ministerial, na qual o uso da potencialidade de cada um pode-se fazer evidenciar na aplicação de diferentes dons, inclusive no desafio de usar os dons de forma inovadora. Somos chamados/as e enviados/as à ação profética em nosso mundo através da ação do Espírito Santo. O Espírito que sopra onde quer, com o seu agir Consolador!
Quero saudá-los ainda com as palavras bíblicas para este domingo de Pentecostes conforme 1 João 4.13-14 que dizem: “A razão porque podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que Ele vive unido conosco é esta: Ele nos deu o seu Espírito Santo. E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo”. Que o agir do Espírito Santo mova corações neste culto. Amém.

Recebemos com alegria e agradecemos a todos e a todas que nos visitam. Sejam bem-vindos/as. É muito bom tê-los/as conosco. O nosso desejo é que vocês sintam, por meio da nossa comunidade, o amor do próprio Deus. E que desejem estar conosco muitas outras vezes.

CANTO DE ENTRADA
Jesus em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Deus Triuno, que é Pai, Criador de tudo o que há, que é Filho, Jesus, o Salvador, que é Espírito Santo, nosso Ensinador, Inspirador e Fortalecedor da fé.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
140 – HPD I – O vem meu Criador

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
No Salmo 97.9-10 lemos: “Ó Senhor, Deus Altíssimo, tu governas o mundo inteiro, tu estás acima de todos os deuses. Vocês, que amam a Deus, o Senhor, odeiem o mal; ele protege a vida dos que lhes são fiéis e os livra do poder dos maus” (NTLH). Inspirados por estas palavras do salmista, convido a todos a ficarmos um tempo em silêncio e expressar diante de Deus o peso da culpa que carregamos por causa dos nossos pecados. Este tempo é a oportunidade que temos de dizer a Deus o quanto o amamos e o quanto sentimos quando falhamos em pensamentos, palavras e ações que O desagradam. É oportunidade de nos lançar aos pés de Jesus e implorar seu perdão.

CONFISSÃO DE PECADOS: Amado Pai! Neste dia de Pentecostes, colocamo-nos na Tua presença manifestando a nossa fragilidade, reconhecendo os nossos erros, a nossa frieza em relação a Ti, ao sofrimento alheio, sofrimento do mundo. Reconhecemos Senhor que nem sempre damos oportunidade para a ação do Espírito Santo em nossa vida. Perdoa-nos o Deus quando entristecemos ou afastamos o Espírito Santo das nossas vidas. Perdoa ó Senhor os nossos pecados, tem misericórdia de nós. Renova em nos a alegria, o amor e a paz que vem de Ti, concede-nos Teu perdão, em nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo veio à nós, para nos acolher nos seus braços de amor. Por causa da sua vinda, nós temos o privilégio de receber perdão, salvação e vida eterna. Desta forma, podemos ter a certeza, aqueles que com o coração sincero pediram perdão, da parte de Deus o recebem.

KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes aos sofrimentos deste mundo. Por isso clamamos a ação do Teu Santo Espírito, pedindo que venha ao encontro daqueles que sofrem e que ainda não encontraram sentido de vida.
Ouve-nos Senhor quando também cantamos clamando:
Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Na certeza que Deus se faz presente, e nos contagia como agir do Espírito Santo cantamos dando graças ao Senhor:

CANTO:

Por tudo o que tens feito

Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DO DIA
Bondoso e amado Deus, nós te agradecemos pela oportunidade que tu nos dás de sermos teus filhos e filhas, agradecemos pelo teu amor, pelo teu cuidado, pelo teu perdão. Pelas vezes que mesmo não percebendo, tu estás conosco e nos guarda dos perigos. Agradecemos que neste dia, pudemos abrir os nossos olhos, e recebemos de ti, mais um dia de vida. Obrigada Senhor pelas tuas bênçãos infinitas. Agradecemos Senhor, que também no sofrimento, tu estás conosco, nos consola e fortalece. Pedimos que tu abençoes também este momento de receber a Tua Palavra. Que sendo lançada, ela caia em nossos corações e encontre terra fértil, ou seja, que encontre corações receptivos ao teu amor. Ilumina-nos e inspira-nos com o te Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: João 20.19-23
2ª Leitura Bíblica: 1Coríntios 12.3b-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
320 - HPD II – Espírito Santo de Deus, ensina-nos...

Ou: Nº ____________________________________________________
PREGAÇÃO

Leitura: Números 11.24-30
Queridos irmãos e queridas irmãs na fé!
Várias passagens na Bíblia, também no Antigo Testamento, de forma clara falam sobre o Espírito Santo. Sempre de novo somos lembrados de que no decorrer da história da humanidade, Deus se apresenta de forma triuna como Pai, Filho e Espírito Santo. Seu agir restaurador, consolador, capacitador está presente na história desde o início, conforme podemos observar em Gênesis 1.2 “o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” e continua atuando de forma extraordinária ao longo desse percurso da humanidade.
É o que podemos observar também com os textos previstos para hoje. Em momentos bem diferentes, e em tempos bem distintos o Espírito Santo atua e faz coisas magníficas.
Mas como e quando age o Espírito Santo? A bíblia diz que, assim como o vento, o Espírito Santo age onde e como Ele quer (João 3.8).
Uma coisa, no entanto pode ser observada, que a ação do Espírito Santo acontece onde Ele tem espaço, e onde há necessidade d’Ele. Na passagem de Números 11-24-30, temos o cumprimento da Palavra de Deus dirigida a Moisés, que precisa de ajuda para governar Israel. O Senhor encheu os setenta anciãos com o seu Espírito. Eles falaram das coisas de Deus ao povo, para que todos os que os ouvissem pudessem dizer que verdadeiramente Deus estava entre eles.
O texto do Evangelho de João também dá sinais da necessidade do agir do Espírito Santo. Os discípulos estavam desanimados, desencorajados, tristes e com medo com toda a situação de perseguição por causa da Boa Nova da Ressurreição de Jesus. É hora de o Espírito Santo entrar em ação. Paulo também fala da ação do Espírito Santo, que manifesta dons na vida das pessoas, e assim mantem e edifica a Igreja de Cristo.
Logo, o Espírito Santo testifica a presença de Deus. Aquele que confia na ação do Espírito Santo sabe-se animado, encorajado, fortalecido, consolado por Deus. Irá perseverar mesmo em meio às adversidades da vida.
Você sente a necessidade do Espírito Santo na sua vida? O Espírito Santo tem tido espaço na sua vida?
Caro irmão/irmã na fé, se você não sente a necessidade do Espírito Santo na sua vida, algo de muito errado acontece contigo. A salvação é garantida por Jesus, e quem verdadeiramente recebe a Jesus em sua vida automaticamente dá espaço para a ação do Espírito Santo que irá conduzir nossa vida ao Pai.
É à medida que caminhamos na fé, na oração e tendo maturidade espiritual, que vamos percebendo melhor Sua ação. Faça uma retrospectiva na sua vida. Isso tem acontecido contigo? Não se acomode! Todos nós necessitamos do Espírito Santo na nossa vida. Precisamos invocá-lo constantemente, para que nossos pensamentos, atitudes e ações estejam de acordo com as do próprio Espírito.
Quer uma vida que tenha sentido de verdade? Permita o agir de Deus através do Espírito Santo na tua vida.
Ele tem todo poder para agir maravilhosamente em nossa vida através de seus dons, virtudes, carismas, inspirações e moções que Ele nos concede, sempre com a intensão de nos santificar, santificar nossa família, a sociedade e o mundo. Ele não está limitado a tabernáculos, quer agir em nós e através de nós onde estivermos.
Sua ação é concreta onde é recebido. Ele nos conscientiza e nos afasta do pecado e da mentira; nos impulsiona à servir ao outro, nos impulsiona ao amor e à verdade; nos fortalece nos momentos difíceis; nos orienta nas decisões importantes da vida; nos dá coragem e sabedoria para sermos anunciadores do Evangelho. Esta ação nem sempre será um turbilhão de emoções, em muitos casos, sua ação será discreta, mas sem sombra de dúvida, sempre poderosa!
O Espírito Santo está certamente agindo onde os desejos pelo bem, pela paz e salvação se manifestam; onde o perdão e o perdoar tomam o lugar do orgulho e raiva humanos; onde há paciência e tolerância; onde a vaidade e o egoísmo perdem espaço para humildade; onde os pecados são reconhecidos e confessamos diante de Jesus; onde a oração e reflexão da Palavra, ora sozinhos, ora com irmãos na fé se tornam práticas agradáveis e inspiradoras; onde diante de uma sociedade conseguimos harmoniosamente e amorosamente testemunhar da nossa experiência com Deus; onde em meios aos desejos da carne, do mundo e do inimigo corremos para Deus e nele buscamos socorro; onde com alegria e prazer exista oferta de dons e talentos sem esperar recompensa, e de tantas outras formas do agir do Espírito Santo que poderiam ser aqui acrescentadas.
Você tem vivido essa experiência com o Espírito Santo? Tem percebido o Espírito Santo atuando na vida das pessoas na sua casa, no seu trabalho, na sua igreja. Como tens de posicionado? Josué, um dos escolhidos de Moisés, naquele momento não foi sensível à ação do Espírito Santo. Não que Josué desejasse que Eldade e Medade fossem castigados, mas ele desejou que fossem refreados. Tomou a atitude de fazer esta proposta querendo ser zeloso, por causa de seu pensamento acerca da unidade. Moisés, com toda a sabedoria e discernimento de um homem temente a Deus, porém, não temeu, pois cria que o Espírito que Deus havia posto neles, não traria qualquer prejuízo, pelo contrário, traria bênçãos e esperança de um Deus presente.
Que “Josués” tentam refrear a ação do Espírito Santo em nós ou ao nosso redor? Somos chamados a vibrar com ação do Espírito Santo, e confiar que o que o Espírito Santo faz reflete e inspira salvação.
Moisés desejava que Deus viesse com o seu Espírito Santo sobre todos. Também deve ser este nosso desejo para com todos. Que o Espírito Santo nos dê corações dispostos e cheios de sabedoria, para perceber sua ação, e não refreá-la. O Espírito Santo não divide, mas une pessoas ao coração de Deus. Que possamos permitir a ação do Espírito Santo em nossas vidas e através das nossas vidas. Que possamos observar e desejar a ação do Espírito Santo na vida dos outros. Certamente seremos surpreendidos. Que Deus nos ajude! Amém.

HINO
318 - HPD II – Vem, Espírito de Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Dedico ao Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor, nosso Deus de amor! Enche-nos com Teu Espírito Santo para que em nós e através de nós a Tua Salvação chegue a cada coração que ainda não Te conhece. Que sejamos propagadores do Teu Evangelho a partir daquilo que também o Espírito Santo faz em nós. Santifica-nos e guia-nos, para que com nossas vidas possamos te honrar. Não permita o Deus que em nossas falhas e pecados atrapalhemos a ação do teu Espírito Santo, mas que Tu nos orientes para que tenhamos sabedoria para discernir o agir do teu Espirito Santo. Transforma nossas vidas com Teu agir restaurador.
Assim agradecemos por tudo o que temos recebido e experimentado de Ti, na certeza que muito mais Tu farás àqueles que creem no Teu Santo Nome. Agradecemos ainda pelos aniversariantes, pela tua bondade na vida de cada um deles e pedimos que os guarde em teu amor. Intercedemos pelos doentes, os que vivem angustiados, preocupados, em situações difíceis. Tu és o Senhor Soberano sobre tudo o que há. Clamamos, vem com tua provisão, curando, consolando, fortalecendo e animando a cada um e a cada uma. Colocamos todos e todas nas tuas mãos de amor, pedindo óh Deus, sê bondoso e, tem misericórdia! E que eles/as não se esqueçam do teu poder, do teu amor que nos salva. Que acima de tudo, eles não percam a esperança em Ti e a salvação que vem de Ti. Intercedemos ainda pelas autoridades do nosso país, estado e cidade. Que eles governem para o bem do teu povo. Cuida e orienta também a nossa IECLB em todo o âmbito nacional, também os trabalhos em nossa paróquia/comunidades. Que todos trabalhem para honra e glória do teu nome, testemunhando o teu amor no mundo. Inspira Senhor a cada um destes órgãos sempre de novo com teu Espírito Santo. Assim Deus Salvador, entregamos tudo nas tuas mãos, na certeza que tu ouves a nossa oração, e que irás respondê-la conforme a tua santa vontade. E tudo mais que não conseguimos expressar com nossas palavras incluímos na oração que Teu filho Jesus Cristo nos ensinou a orar, e em nome de quem nós oramos, dizendo juntos....

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê e acompanhe com a sua paz. Amém

ENVIO
Vamos todos na paz do nosso bondoso Deus, servindo-o de todo o nosso coração, permitindo que o Espirito Santo sopre o seu sopro sobre as nossas vidas.

CANTO FINAL
321- HPD II– Vento que anima
 


Autor(a): Missª Tatiane F. Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Números / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 30
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40751
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br