Cuidado em situações de desestabilidade

Missão Morro Santa Vitória Florianópolis (1)
Missão Morro Santa Vitória Florianópolis (2)
Missão Morro Santa Vitória Florianópolis (3)
foto Romeu Martini
São Paulo ação com moradores de rua
projeto EFAS
Projeto EFAS
projeto EFAS
Projeto Vida Plena Araripina (1)
Projeto Vida Plena Araripina (2)
Projeto Vida Plena Araripina (3)
CEDEL Porto Alegre (1)
CEDEL Porto Alegre (2)
Escola para Vida Ariquemes (1)
Escola para Vida Ariquemes (2)
IBML BH Hora de escovar dentes
projeto Integração Martinho IBML BH (1)
projeto Integração Martinho IBML BH (2)
enfermeiro kaingang no estágio hospitalar 9=1994
formação - retiro jejum e desintoxicação 2009
visitas
1 | 1
Ampliar

As Sagradas Escrituras afirmam que Deus deseja que todas as pessoas tenham vida e vida em abundância. Isso quer dizer que todas as dimensões do ser humano merecem igual atenção, pois ele forma uma unidade bio-psico-sócio-eco-espiritual. O bem-estar completo considera o equilíbrio de todos estes aspectos.

Jesus considerou a integralidade do ser humano. A polêmica em torno da cura do paralítico em Cafarnaum (Marcos 2.1-12) aponta esta direção. A restauração da dignidade das pessoas, criadas à imagem e semelhança de Deus, inclui a defesa do direito de todos viverem em estado de razoável harmonia.

Uma série de fatores contribui para a existência ou ausência de saúde ou bem-estar: segurança alimentar, habitação, saneamento, proteção contra o stress, segurança no trabalho, locomoção segura, vida afetiva, relações sociais e familiares, lazer, vida comunitária, fé e espiritualidade.

As comunidades protagonizam uma série de iniciativas na área da saúde e preservação da dignidade as pessoas. Elas estão envolvidas direta ou indiretamente com empreendimentos, programas e ações que procuram ir ao encontro das pessoas desestabilizadas física, emocional e espiritualmente ou procuram acolhê-las em seus espaços, tornando-se comunidades terapêuticas.

Ao aconselhamento pastoral e espiritual de pastores e pastoras se somam grupos de visitação a pessoas enfermas e/ou pessoas hospitalizadas, pessoas enlutadas e solitárias.

Em algumas cidades existem albergues ou casas de passagem que abrigam temporariamente pessoas em tratamento de saúde e seus familiares acompanhantes.

A ação das diaconisas-parteiras no sul do Brasil evoluiu para a construção de hospitais e maternidades. A ação das caixas de cobras capixabas levou a programas de prevenção e tratamento de câncer.

Pessoas e grupos de comunidades dão suporte a tratamentos à base de fitoterápicos, viabilizam farmácias caseiras, promovem medicinas alternativas e complementares, organizam retiros de desintoxicação alimentar e seminários para para tratar da segurança alimentar e da (re)educação alimentar e nutricional, se engajam em entidades e organizações que caminham solidariamente com pessoas infectadas pelo vírus HIV-AIDS e estão à frente de instituições e equipes que trabalham com pessoas em dependência química. Envolvem-se e participam de Conselhos Municipais de Saúde e de movimentos sociais comprometidos com a melhoria da saúde no país.

Desenvolvem uma ação pastoral e diaconal junto a pessoas com restrição de liberdade (apenadas), pessoas desabrigadas e/ou pessoas desalojadas por causa de enchentes e catástrofes, pessoas em situação de rua e pessoas vítimas de barragens ou outros empreendimentos de grande impacto sócio-ambiental.

Centros sociais e entidades com identificação confessional com a Igreja cuidam da saúde emocional e mental de pessoas em estado de depressão, pessoas vítimas de violência doméstica ou violência sexual. Além disso, profissionais de saúde acompanham tribos indígenas em diversas em aldeias no norte e no sul do Brasil.


Veja conteúdos relacionados

Acompanhamento e Consolação     -      Saúde e Alimentação      -        Igreja e Sociedade



 

DIVERSIDADE MISSIONÁRIA
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br